quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Interações estéticas= Tapiocas+Ponto de Cultura da Oca

o PROJETO FOI CONTEMPLADO PELO PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS DA FUNARTE.
O objetivo do projeto é criar, desenvolver e tornar público um espetáculo inédito de variedades circenses inspirado no livro “Princesas Esquecidas ou desconhecidas” escrito pelo francês Philippe Lechermeier com ilustrações de Rébecca Dautremer. O número denominado “Princesas Esquecidas ou desconhecidas – o caso de Roma Manuche” será o primeiro de 10 números inspirados nas princesas deste livro.
Em “Princesas Esquecidas ou desconhecidas: o caso de Roma Manuche”, encontram-se principalmente princesas esquecidas, princesas injustamente ignoradas. Há histórias, anedotas, segredos e retratos. Há coisas que fazem rir, que dão medo, e outras ainda que fazem sonhar. Mas não é só. Não há só princesas. Há também pedrinhas, sombrinhas e beijos. Jardins, um príncipe, borboletas negras. Um planisfério, mistérios. E amor. Como sempre.
As princesas do livro são bem diferentes das dos contos de fadas. Nem todas são lindas, bondosas ou perfeitas, ao contrário. São princesas que subvertem a estética estabelecida em contos de fadas, são exóticas, estranhas, grotescas, esquecidas, pobres e más. Segredos de palácio, ruídos de corredor, confidências de alcova, florestas encantadas e animais de estimação fazem parte do mundo das princesas esquecidas.
Roma Manuche é uma das princesas apresentada pelo livro,pretende-se, a partir dessa história, criar um espetáculo circense inspirado nesta figura, nos aspectos estéticos das ilustrações de Rébecca Dautremer, unidos à beleza e encantamento da artista circense, cuja riqueza e reino residem na sua arte.
A história das princesas esquecidas ou desconhecidas também estimula a discussão sobre os padrões para beleza estabelecidos na sociedade contemporânea. A personagem e sua família expressam situações de encantamento, tensão, inveja, companheirismo e lirismo. O espetáculo trabalha com a idéia da descoberta das possibilidades e limites do corpo de cada um e de como as singularidades podem ser encaradas como defeitos ou como potencialidades.
Com isso, pretendemos interagir com outras linguagens artísticas contemporâneas dialogando com a história do circo e garantindo sua expansão e permanência no cenário artístico nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário